quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Coisas que estimulam o cérebro e você não sabia

Resultado de imagem para estudos tumblr
Adquirir conhecimento é maravilhoso, mas ambos sabemos que o ato de estudar não é uma prática que atrai as pessoas, e muitas das mesmas se perdem quando abrem o livro antes da prova. Com esse pensamento, separamos algumas práticas do dia-a-dia que podem ajudá-lo a tornar o seu cérebro mais eficiente, resultando em boas notas e uma mente mais saudável.

Música clássica e o efeito Mozart
A ideia surgiu a partir da publicação de um estudo, no qual um modesto grupo de estudantes realizou uma série de testes mentais depois de ouvir uma fita de relaxamento, ficar em silêncio e escutar uma composição de Mozart durante períodos de 10 minutos. Os pesquisadores concluíram que os participantes que ouviram música se saíam melhor em testes nos quais tinham que criar formas em suas mentes, e que esse efeito durava por alguns minutos. [...] E mais: o efeito não aparece apenas quando somos expostos às obras de Mozart, mas quando escutamos qualquer tipo de coisa que nos agrade.

Atividades físicas
Além dos inúmeros benefícios ao corpo, a musculação e as atividades físicas também melhoram o desempenho dos estudantes. De acordo com especialistas de Harvard, a prática diária de exercícios melhora pelo menos três funções cerebrais.
E mais: pesquisas recentes feitas apontaram também que crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência apresentam uma performance escolar 20% superior à de alunos sedentários.
Dicas para quem quer fazer da musculação uma aliada dos estudos
1 - Mesmo que a rotina de estudos esteja intensa, organize seu tempo de modo que você possa se exercitar ao menos três vezes por semana;
2 - Opte por atividades prazerosas para você, afinal, o exercício não deve ser visto como obrigação;
3 - Escolha exercícios moderados nas épocas de muita exigência nos estudos! A sobrecarga não faz bem ao seu rendimento intelectual;

4 - Esportes coletivos, aulas de dança e atividades ao ar livre são ótimas pedidas para quem deseja dar um gás no desempenho dos estudos.

Coisas cotidianas e os estudos
Existem também práticas que fazem parte do nosso dia-a-dia que podem ajudar a estimular o seu cérebro, como:
Aprender as letras de uma música
Aprender letras de músicas melhora a sua memória e estimula várias outras áreas do seu cérebro ligadas à criatividade, e se optar por memorizar letras estrangeiras, estará também estimulando as habilidades com línguas estrangeiras.

Jogos de Trívia
Quando você os joga acaba se lembrando de toda a história, estimulando a sua memória de longo prazo. Além disso, por se tratarem de jogos que contam com jogadores do mundo todo, você estimula a sua competitividade e sua habilidade de interação.

Jogos de quebra-cabeça
Os jogos de quebra-cabeça estimulam a parte do seu cérebro referente à resolução de problemas. O Sudoku e as palavras-cruzadas também são bastante interessantes, pois lidam com as habilidades numéricas e linguísticas. 

Pôquer
Através do Pôquer você aprende a interpretar as reações das pessoas, a criar estratégias e avaliar riscos de perda e ganho, além de melhorar sua memória relembrando todas as regras do jogo. 

Jogos de estratégia
Suas habilidades com a sociedade no geral sempre podem ser melhoradas com jogos de estratégia, tais como o Uno, nos quais as suas ações geram consequências para os demais jogadores. 

Videogames 
Jogos de estratégias de guerra, de corridas de carros e de reflexos rápidos ajudam a melhorar seu cérebro através dos desafios que oferecem. 

Ler
Ler nunca é demais. Não importa se é um livro, uma revista de moda ou bulas de remédios, o que importa é que você leia com bastante frequência. A leitura não só te informa como também melhora a memória, a capacidade de concentração e o conhecimento sobre a língua falada.


Alunos: Isabela, Felipe e Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário